quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paninho miniatura bordado a hardanger

Aqui vai o outro paninho de hardanger, bem pequenino, 
servirá para cobrir uma jarra de água.
Acabei-o há pouco.
 Para a minha amiga Lu do blog Fuso e Roca (visitem!) vai aqui a foto dos tecidos que eu uso neste bordado. Não sei como se chamam ao certo. Há quem conheça como cânhamo, mas onde o tenho comprado chamam-lhe quadrilé miúdo. É 100% algodão e o mais fino (aqui marfim e rosa) é da DMC. O bege, aqui o mais largo, não sei onde é fabricado. Ao lado coloquei as linhas com que bordo: no fino uso linha nº 8 e no grosso nº 5.
 Quem quiser aprender este bordado tem muita informação aqui na net. Aqui no blog já dei pistas. Podem espreitar. Eu aprendi em S. Miguel, com uma grande amiga muito habilidosa e fiquei viciada. Só requer atenção e bom olho... e no início cheguei a desfazer alguns pontinhos!...
Com a prática faz-se depressa e bem.
 Aconselho a marcação com linha diferente em grupos de pontos contados, de acordo com os motivos  que tencionamos bordar (de 4 em 4 fios) para não haver dissabores no final... como me aconteceu quando não marcava nada!...
Amanhã lá seguirei viagem mas, antes de sair de casa,
irei colocar aqui umas fotos que vos mostrarão
o antes (1969) e o depois (2012)!...
Não deixem de espreitar... 
Um abraço e até amanhã!

6 comentários:

  1. Encantadores!!!Amei, amei, amei...
    Beijinhos!
    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  2. Terezinha, parabéns por ser tão talentosa e caprichosa, este paninho ficou um arraso de lindo.
    Beijos
    Ângela

    ResponderEliminar
  3. Que mãos habilidosas... lindo!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Que beleza!

    Estou maravilhada!

    Beleza e perfeição de mãos dadas.

    Pelos posts que vi estás recuperada. Que bom!


    Beijinhos e boa viagem.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha,

    obrigada pela informação sobre o tecido. Fiz alguns no cânhamo graúdo e percebi que os seus bordados ficam mais finos, os pontos mais juntinhos. Então, parabéns duas vezes porque a atenção tem de ser dobrada! Adorei a dica de fazer marcações com linha de outra cor, idéia ótima e na próxima aventura, vou aproveitar-me dela!
    Amanhã estarei a postos esperando as fotos prometidas.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  6. Oi Terezinha, sempre venho aqui olhar os seu trabalhos em hardanger e devo dizer que são verdadeiras jóias, fc encantada com tanto capricho; eu comecei a bordar hardanger ha um ano mais ou menos estou fascinada, com tanta coisa que tenho encontrado, outra coisa sabe o que me impressiona são as linhas e os tecidos ai de vcs (Portugal) aqui no Brasil não temos estas coisas lindas mesmo a gente indo em lojas especializadas.
    Mas enfim....o que vale é bordar não é?
    Grande abraço e vou sempre dar minhas passadas pra te visitar ok? kkk

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!