segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vestido de croché e tecido - tam. 6 anos

Na net encontramos imensos vestidinhos deste género.
Este é mais um, com a particularidade de não o ter copiado 
e ter sido feito a olho, com pontos do top que fiz para outra neta.
Ainda assim, irei mostrar em pormenor as várias etapas,
para o caso de alguém o querer copiar.
Não contei os pontos, mas as fotos elucidam e quem o fizer
poderá aumentar ou diminuir os pontos de acordo com o tamanho.
Usei agulha nº.3 e fio de algodão mercerizado da Coats 
(Anchor Creativa Fino - 50gr/-125m)
A minha neta de 6 anos, por perto, foi servindo de modelo
e por ela fui ajustando as medidas.
Ainda comecei um com fio vermelho que tinha em casa,
 mas fiz e desfiz tantas vezes, não tinha mais fio, 
não encontrei igual... e acabei desistindo, pondo-o de parte!
Comecei então este outro... que até agradou mais à sua dona!
 Comecei assim e a seguir mostro como fiz este 1º. motivo, 
muito conhecido e de bonito efeito:

 Há muitas maneiras de fazer o ponto alto e eu faço assim:
uma laça puxada por 3 vezes, como a minha mãe fazia.
 Dou uma laça, enfio a agulha e com uma laça, puxo as malhas por 3 vezes:
 1º. dou 1 laça e puxo 1 fio...
 ... depois dou 1 laça e puxo 2 fios,
 por fim dou 1 laça e puxo os restantes dois fios, 
ficando assim este ponto alto.
 Aqui vê-se por baixo o tal vermelho que fiz e desfiz e fiz...
e que acabei deixando para uma menina mais pequenina.
 Usando umas pequenas molas e alfinetes, coloquei em stand by a parte das mangas
e completei a parte do corpo, como mostro nas fotos seguintes.
Aqui está pronta a parte de croché. 
Nas costas irá levar 4 botões.
Aqui o pormenor das mangas.
E aqui o tecido (antigo) que ainda será aplicado e cosido na máquina.
Quando o terminar mostrarei o resultado final, no corpo da neta.
Se copiarem sentir-me-ei contente! 
Se gostaram podem comentar aqui!!! 
Ficarei muito contente e retribuirei a visita e comentário
no vosso blogue ou email!
UM ABRAÇO
P.S.: aqui vai o vestido que encantou a netinha! No próximo ano ficará melhor, quando ela ficar na medida do vestido!!!...
 

27 comentários:

  1. Está a ficar muito bonito! E gosto imenso da cor! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga!
    O vestido está maravilhoso e vai fazer um sucesso!
    Recordei-me dos vestidos que fazia para a minha filhota!
    Bj amigo e saudoso (não me esqueci do encontro)!

    ResponderEliminar
  3. Está ficando uma gracinha, parabéns!
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, que vestidinho tão lindo e fofo, só não copio porque
    infelizmente não sei tricotar, mas está nos meus planos,
    netinha vai ficar mais linda, beijo amiga

    ResponderEliminar
  5. A minha Diana está previsto nascer em Agosto, Teresinha.
    Bjs e obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog

    ResponderEliminar
  6. A cor escolhida é linda, Teresinha.

    Pena que minha sobrinha já está uma moça de 17 anos e agora não quer mais vestidos de crochê, mas quando ela era pequenina, usava vestidos, meinhas e até sainhas com bolsas.

    beijinhos, tenha uma bonita semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha!!
    Que vestido mais encantador!!! Amei cada detalhe!!!
    Beijos e linda semana pra ti!! =)

    ResponderEliminar
  8. Uma obra de arte... mais uma!
    Parabéns, querida Teresinha! Em suas mãos está o segredo da beleza...
    Abs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresinha,

    com essas mãos de fada só nos mostras trabalhos maravilhosos!
    Este vestido é uma prova dissso:))
    Cá fico a aguardar o resultado final com a netinha na foto.
    Eu também faço assim, como tu, o ponto alto.

    Beijinhos e boa semana
    São

    ResponderEliminar
  10. Teresinha, essa menina sortuda vai virar princesa com um vestidinho lindo!
    Gostei muito da ideia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou muito mimoso gosto muito da cor de rosa, e o ponto ficou muito bonito.
    Beijinho
    Aldora

    ResponderEliminar
  12. Ola Teresinha, gostei mt do vestido, voce depois pega o tecido ao crochet á mão ? Eu fiz um vestido desse genero mas todo em crochet como um da Nélia Botelho, mas neste caso achei que o vestido ficou muito pesado. Era para uma bebe de 1 ano, e pelo menos o meu ficou pesado. Na altura mandei uma mensagem a perguntar se ficava mesmo assim, mas não obtive resposta. Obrigado e beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, eu coso a saia de tecido na máquina de costura. Foi o que acabei de fazer e também preguei os botões. Está ali na cruzeta à espera da neta! Depois tiro foto e mostro aqui.
      Fiz também uma nervura larga na saia para desmanchar no próximo ano... quando a neta estiver mais crescidinha!
      O vestido todo em croché, com este algodão, ia ficar realmente muito pesado. Já fiz um vestidinho lilás mas o fio era mais fino e mais leve.
      Bjs

      Eliminar
  13. La petite robe est adorable félicitation bonne nuit bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  14. Esse vestidinho ficou um mimo ! a neta vai adorar de certeza. Só hoje de manhã comecei a responder a comentários do penultimo post e encontrei o que deixou no post que fiz ontem, fiquei com a ideia que não recebeu/leu o meu email de dia 19. O tempo... passo a vida à procura dele e só mesmo quando a casa está em silêncio é que gosto de escrever e comentar. quanto aos dias mais quentes, o meu marido não entende porque tricoto em lã com este calor, acho que o meu termómetro corporal anda avariado ou assim ;o) Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Eu queria um destes pra mim Teresinha, rsrsrs lindo, lindo... beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  16. Que lindo Terezinha! Enviei o link para uma amiga que tem netinhas desta idade e faz crochê. Acredito que ela vai gostar!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  17. Que ternura de vestido. Não desgosto do comprimento.
    Já imaginei o vermelho com a saia ás pintinhas ou bolinhas vermelhas..

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Teresinha estava preocupada com seu sumiço, mas agora vendo a arte, percebo o motivo mais que explicado, ficou uma formosura, sem contar que maior valor tem o fato de o vestido ter sido feito pela avó! Esse tipo de coisa não tem preço! Uma grande bjuca!

    ResponderEliminar
  19. Muitos pontos marcou, Teresa!
    Desde a candura e beleza da menina modelo (netinha), a habilidade e carinho da avo e essa cor para meninas ...
    Acredito que o irao guardar um dia na sua caixa de Pandora...
    E os seus bisnetos lhe o irao mostrar como um grande tesouro resgatado no tempo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá, Teresinha, o vestidinho ficou mesmo um encanto, mas também é verdade que vestido nessa 'manequim' tão linda ele melhora um bocado não acha?
    Parabéns duplamente, vovó!
    Teresa

    ResponderEliminar
  21. Como vai amiga Teresinha?

    Este vestido está lindo , lindo...e a manequim 5*

    O encaixe está original e vou experimentar o modelo na minha netinha.
    Estou fora mas vou ver os fios que tenho por cá para para por mãos à obra. Vamos ver o que sai.

    Bjs

    Nélia

    ResponderEliminar
  22. Bravissima!!! Molto bello il vestitino! Mi pare che lo faccio per la mia nipotina di tre anni!!! :-)

    ResponderEliminar
  23. Hola espero que te encuentres bien, muy linda tu entrada.
    Saludos desde Costa Rica.

    ResponderEliminar
  24. Mas que coisa mais linda! E que netinha fofa!!! Amei a composição. Parabéns!

    bjinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!