quarta-feira, 23 de março de 2016

Batata-doce - a planta

Hoje vou mostrar uma bonita planta ornamental: batata-doce!
Muitas pessoas já conhecem... mas é o que me ocorre mostrar!
Quando vivi em Moçambique, nos anos 70, 
aprendi a ornamentar a minha casa com esta linda planta, 
que eu colocava em amplos recipientes de vidro para,
além das folhas, se ver também a emaranhada e linda raiz.
Há algum tempo estive fora vários dias e quando regressei a casa 
encontrei assim esta batata-doce esquecida no cesto.
Lembrei-me de África 
e tratei de a utilizar para dar um toque verde e simples na sala.
 Os rebentos já estavam com pequenas folhas,
por isso só tive de cortar um pouco e colocar na água.
Quanto ao que ficou da batata-doce... comi!
 Rapidamente as folhas cresceram...
 ... e, no parapeito duma janela, foram deitando raízes.
 Em poucos dias fiquei com uma linda planta
num copinho de vidro.
 Não a coloquei em recipiente maior porque ocuparia muito espaço,
além disso a casa é pequena e tem muita tralha!...
Mas quem gostar poderá colocá-la num recipiente bem grande, 
onde, quer a folhagem, quer a raiz,
irão encher de verde fresco qualquer recanto da sua casa. 
E como esta que hoje mostro já não existe... 
terei de fazer outra.
É uma planta muito barata e fica muito bonita... eu acho!
UM ABRAÇO

13 comentários:

  1. Mas que bela ideia! Sabe que nunca me ocorreu tal coisa?! Aliás, nunca chego a deixar que a batata ganhe grelo! Mas a partir de agora vou deixar, ah vou, vou! D. Teresinha, está recuperada da sua queda? Espero que o golpe tenha cicatrizado bem. Como se costuma dizer, elas nascem debaixo dos pés. O importante é que tudo não tenha passado de um grande susto. Faça uma visita à minha cozinha, há lá um novo desafio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresinha, só estive uma vez, durante uma semana, nos Açores e gostei imenso tendo muita vontade de repetir. Só ainda não o fiz porque a minha disponibilidade às vezes é incompatível com o clima (caprichoso) açoreano.
    Numa próxima oportunidade repetirei, apesar de preferir praias de areia branca como as do meu amado Algarve.Porém, não é a praia que me move para visitar a tua terra, mas sim a excepcional beleza natural.
    A ideia da batata doce é muito gira e de certeza surpreendente para muitas das tuas leitoras.
    Não atravesso, de facto, uma boa fase, mas tudo passa, tudo acabará por passar.
    Um grande beijinho - espero que já estejas totalmente recuperada da queda.
    Nina

    ResponderEliminar
  3. Teresinha minha querida, eu nunca pensei em dar tal utilidade para as danadas da batata doce, e tens razão é de fato uma bela folhagem, vou fazer a experiencia.... bjucas

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de batata doce.
    Nunca imaginei que a planta fosse tao bonita.
    Adorei as tuas magnificas fotos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante como com coisas simples como uma batata doce se pode fazer um belo vazo.
    Um abraço e uma Santa e Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Aqui não tive sucesso.
    Esqueci na cesta e elas não floresceram.
    Daí enterrei no jardim e até agora nada.

    ResponderEliminar
  7. Fica lindo mesmo! O legal foi ter comido a batata rss adoro:)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Teresinha...há uns anos atrás tive uma na minha cozinha...mas nunca mais me lembrei de fazer a experiência!
    O arranjo está lindo!
    Espero que esteja melhor e a ver se o tempo permite um encontro!
    Bj amigo e uma Páscoa bem tranquila junto de quem ama

    ResponderEliminar
  9. Oi Teresinha
    O arranjo ficou lindo! E o melhor podemos decorar a casa e trocá-lo sempre.
    Desejo que o espírito de Páscoa invada seu coração e faça-o transbordar de alegria e renovação.
    Uma Feliz Páscoa para você e sua família
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Como voa o passarinho!
    sem obstáculos, em liberdade
    Santa Páscoa, com amor e carinho
    em paz, abraçando a felicidade
    seja feliz no seu cantinho!

    Alegria, sem nenhum drama,
    com beijinhos, de manhã ou à noitinha
    na companhia de quem mais ama.
    Feliz Páscoa desejo p'ra você teresinha!

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada a todas que durante o ano me escrevem e dão os seus comentários a este tacho o meu muito obrigada...um beijinho com desejos de muito boa Pascoa e façam o favor de serem muito felizes!) Vou escrever este comentário para todas as que eu conseguir mas vai ser igual para todas as minhas amigas que ao longo destes anos me têm acompanhado nos bons e maus momentos....beijinhos muito grandes apesar de não as conhecer as amo de coração.

    ResponderEliminar
  12. Oi Teresinha, que interessante, eu não sabia desta ornamentação da batata-doce... quanto ao tubérculo eu adoro, toda semana fazemos aqui em casa... beijosss

    ResponderEliminar
  13. Querida Teresinha,
    Quantas recordações daquela terra linda. Assim como essa que com todos partilha. Obrigada amiga.
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!